Por que se casar e não se juntar?

Por Edson Suzuki

Irmãos e irmãs em Cristo, como este assunto é bastante extenso e como temos um espaço limitado, vamos direto ao ponto 😉

Por que se casar?

- Porque o casamento foi criado por Deus e, logo no princípio da humanidade, Ele celebrou o primeiro casamento:

“Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” Gn 2:22–24.

- Porque o casamento é um exemplo, para maridos e esposas, do compromisso pactual de Cristo com sua Igreja:

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Ef 5:31–32

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” Ef 5:25–27

- Porque fomos criados para a glória de Deus:

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”1 Cor 10:31

“Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém.” Rm 11:36

- Porque, como cristãos, devemos ser exemplos e não devemos nos moldar ao padrão deste mundo:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Por que não se juntar?

- Porque simplesmente viver juntos não é casamento aos olhos de Cristo:

Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”. “Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”. Jo 4:16–18

- Porque a Palavra ensina que morar juntos, sem estarem casados, é praticar imoralidade sexual, ou seja, pecado:

“Agora, quanto às perguntas que vocês me fizeram em sua carta, digo que é bom que o homem não toque em mulher. Mas, uma vez que há tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher, seu próprio marido.” 1 Cor 7:1,2

“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros”. Hb 13:4

- Porque a imoralidade sexual é condenada por Deus:

“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.” 1 Ts 4:3–5

“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.” 1 Cor 6:18

- Porque devemos seguir as Leis dos homens:

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos”. Rm 13:1,2

Oremos para que os casais possam compreender os propósitos de Deus em suas vidas e, principalmente, que marido e esposa possam se ajudar mutuamente a cumprir o propósito para o qual Deus os criou.

--

--

Uma igreja viva, que adora, acolhe, serve e conduz pessoas para um relacionamento com Jesus

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Igreja Batista do Morumbi

Igreja Batista do Morumbi

Uma igreja viva, que adora, acolhe, serve e conduz pessoas para um relacionamento com Jesus