Devocional: Das cinzas, a adoração pela graça

Por Pr. Humberto Aragão

As cinzas simbolizavam tanto a morte como o arrependimento. Durante este período, os cristãos demonstram arrependimento e clemencia de seus pecados, pois creem que Cristo morreu por eles. Porque os cristãos usam cinzas na quarta-feira de cinzas, e abrem mão de suas coisas favoritas na Quaresma?

Na quarta feira de cinzas, vamos encontrar alguns cristãos, especialmente Católicos, usando marca de cinza em sua testa. Isso pode parecer um pouco estranho, ao menos que conheçamos o sentido por traz desta prática religiosa.

A quarta feira de cinzas, oficialmente conhecida como o Dia das Cinzas — é um dia de arrependimento quando os cristãos confessar seus pecados e professam sua devoção a Deus.

A quarta feira de cinzas é importante pois marca o início do período da quaresma, que leva a Páscoa, quando os cristãos celebram o Jesus ressurreto.

O sermão do Pr. Lisânias neste domingo, nos arremeteu a nossas histórias das cinzas aos recomeços. Alguns de nós, temos experimentado dores para recomeçar que hoje se tornaram marcas de um passado necessário para se encontrar com a verdadeira fonte da paz e alegria, o Senhor Jesus Cristo. Essa linha de tempo das cinzas até os dias presentes, fez com que sua vida adquirisse o sentido que hoje você é capaz de dá-la. As cinzas de onde você estava, as histórias de quase morte, de quase desespero, de quase abandono, de quase derrotado, de todos os quase e você olhando para traz, identificando a cada um dos “quase”, hoje é capaz de ver um DEUS que te trouxe de forma invisível, através de diferentes processos, a encarar a realidade de que a vida sem CRISTO, sem dúvida se torna muito difícil e trabalhosa.

Todo essa trajetória de sua linha de tempo até o presente, nessa época, (quarta-feira de cinzas), o dia das cinzas, serve como símbolo de lembrança de onde o SENHOR JESUS nos arrancou e sermos gratos pelo seu amor incondicional que tem por nós. Alguns choram ao lembrarem-se, outros, riem de alegria por ver a realidade de DEUS na pessoa e obra de Jesus Cristo, nos salvando, discipulando e nos enviando como pessoas consagradas a viverem neste mundo.

Para você que ainda não reconheceu Jesus como SENHOR de sua vida, lembre-se que as cinzas, não nos leva a pensar em elementos, mas no estado em que nos encontramos sem Cristo e a necessidade de buscarmos o perdão através de Sua pessoa. Na primeira carta de João, cap. 1 e verso 9 (1 João 1:9), temos o texto: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça…” Hoje é o dia — quarta feira de Cinzas, oportunidade única para que você faça uma retrospectiva de vida e descubra um DEUS que sempre bateu na porta de seu coração, querendo dar-te aquilo que nenhum homem ou riqueza pode dar. O RECOMEÇO DAS CINZAS A UMA VIDA PLENA.

--

--

Uma igreja viva, que adora, acolhe, serve e conduz pessoas para um relacionamento com Jesus

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Igreja Batista do Morumbi

Igreja Batista do Morumbi

Uma igreja viva, que adora, acolhe, serve e conduz pessoas para um relacionamento com Jesus