Como fazer desta Páscoa a melhor da sua vida

“Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!” Sl 51:10 NTLH

Por: Pr. Samuel Mendes

Nestas semanas de preparação para a Páscoa, temos o desafio de rever nossos atos e construir, com a ajuda de Deus, um caráter completamente restaurado pela sua palavra. Esses dias devem nos conduzir à presença de Jesus, à intimidade da oração, a fim de desfrutarmos da sua amizade. É um convite para separamos um tempo de retiro espiritual, acalmando o caos à nossa volta, para refletir, orar e jejuar.

Nesta época, gosto muito de ler sobre o período em que Jesus procurou o deserto, preparando-se naqueles 40 dias para enfrentar as tentações e as dificuldades extremas que estavam por vir. (Mt 4:1 a 11) Ao fazermos assim priorizamos o encontro com Deus no mais profundo do nosso ser, buscando os recursos espirituais e as respostas que precisamos para nossa vida.

Assim também Davi, no Salmo 51, convida-nos a buscarmos um coração puro, uma vontade nova… Um desejo e uma atitude firme de dedicação a Deus com profunda intensidade de coração. Depois de orar por purificação e perdão, ele reconhece que é necessário um novo ato criativo de Deus! A presença do pecado gera a ausência da alegria, porque a nossa paz se vai. Mas, ao experimentarmos o perdão, há uma restauração da nossa disposição e poder espiritual, da alegria da salvação!

Mas, por vezes, preferimos experimentar a graça e o perdão de Deus sem sacrifício, sem compromisso, e sem a necessidade de mudar. O resultado é a apatia espiritual, pararmos de crescer e é quando a nossa alma adoece…

Mas caminhar com Cristo em direção à Cruz nunca vem a preços de pechincha; tem um preço de obediência. Caminhar com Jesus em direção à cruz significa que devemos estar dispostos a entrar na plenitude da história da Páscoa. Seguirmos decididamente o Cristo que através do sacrifício de sua vida derramou o amor de Deus para que pudéssemos ter a vida eterna. Seguirmos o Cristo que entrou voluntariamente na dor e sofrimento do nosso mundo e se tornou um de nós.

Deixo algumas sugestões práticas para que esta Páscoa possa ser a melhor da sua vida:

1. Liberte mais quinze minutos por dia para orar e ler as Escrituras.

2. Aproveite todos os dias para ler um capítulo de um livro sobre disciplinas espirituais, como a “Celebração da Disciplina” de Richard Foster.

3. Separe um dia para jejuar. Use os horários das refeições para orações especiais. Concentre-se especificamente nas áreas das suas lutas, maus hábitos, buscando arrependimento e pedindo perdão a Deus.

4. Procure uma pessoa contra quem você guardou rancor ou tratou injustamente e busque perdão.

Esta jornada pode levar-nos a um tempo de lágrimas, de arrependimento por tudo que ainda não está de acordo com a vontade do Pai. Mas também é um momento para experimentarmos o tamanho da sua graça e da compaixão que o Senhor tem por nós… Conhecer o seu amor, a sua bondade, para que, no domingo de Páscoa, possamos dizer que conhecemos melhor o Senhor Jesus e que somos conhecidos por Ele.

Oração: Senhor amado, que esta Páscoa possa ser para nós um momento de comunhão, para que possamos provar da sua vida e de seu amor. Que estes sejam dias em sua presença. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

--

--

Uma igreja viva, que adora, acolhe, serve e conduz pessoas para um relacionamento com Jesus

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store